Blog de Produtos Digitais

Tudo para você Desenvolver, Lançar e Vender seus Produtos Digitais

Qual a melhor estratégia para Produtos Digitais: Funil ou Lançamento?

Você está trabalhando no seu produto digital, seja ele um curso online, um programa, uma mentoria, e bate aquela dúvida cruel:

– Que estratégia eu uso: Funil ou Lançamento?

É exatamente essa dúvida que irei responder aqui nesse artigo, apresentando os prós e contras, de cada uma das modalidades de funil perpétuo ou lançamento.

Antes de mais nada a estratégia que você escolher deve estar alinhada com o seu produto digital e suas expectativas de resultado.

Falando em resultado, com toda a certeza, você deseja que todo o seu emprenho, dedicação e investimentos valha a pena, com o máximo de lucratividade, não é mesmo?

Sendo assim, além da definição da estratégia, o planejamento acaba sendo um ponto crucial para o Sucesso em vendas do seu produto digital.

Então vamos lá!

Rápida Definição de Funil e Lançamento

Antes de continuar, é importante definirmos com clareza o que exatamente é um Funil e um Lançamento:

(1) Funil – Vem a ser famigerado Funil Perpétuo, que em geral trata-se de uma sequência de mensagens totalmente alinhadas com a persona e tem o propósito de ao final do funil gerar uma conversão de venda. O funil pode iniciar oferecendo uma recompensa digital que pode ser por exemplo um E-book em formato PDF, e que depois inicia uma sequência de mensagens indo até a oferta. O funil passa pelas fases: Geração de Leads / Nutrição de Leads / Oferta / Vendas. Um funil perpétuo tem o potencial de gerar vendas todos os dias.

(2) Lançamento – O que popularmente refere-se a lançamento, é a estratégia da Fórmula de Lançamentos, conhecida pelos 3 vídeos de conteúdo (CPLs) e o 4º vídeo de vendas. É uma estratégia muito poderosa, que funciona muito bem, e tem a característica de ter datas fixas para cada vídeo e abertura e fechamento de carrinho, utilizando forte os gatilhos de Senso de Urgência e Escassez. A estratégia de lançamento opera em ciclos, em geral 2 ou 3 lançamentos por ano do mesmo produto.

12 Fatos Importantes para você considerar a estratégia de Funil Perpétuo

  1. Um Funil é um processo dinâmico que tem uma sequência de eventos
  2. Exitem vários tipos diferentes de funil perpétuo
  3. Os leads entram em sequência, cada um com sua trajetória individual
  4. As datas dos eventos são contadas a partir da entrada no funil
  5. Permite testes AB, análise de métricas, ajustes e melhoria contínua
  6. O funil pode e deve ser otimizado para o máximo ROI
  7. Não precisa já ter uma lista (e-mails, chatbot, remarkting). Pode ser criada do zero
  8. Tem potencial para gerar vendas todos os dias
  9. Permite previsibilidade e regularidade de faturamento
  10. Preço do Produto até R$ 500,00 o vá de Funil
  11. Entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 pode ser um funil, mas precisa ser mais bem elaborado
  12. Um funil pode rodar de forma ininterrupta por um longo período de tempo

 

12 Fatos Importantes para você considerar a estratégia de Fórmula de Lançamento

  1. Um lançamento tem datas fixas, para conteúdo, abertura e fechamento do carrinho
  2. Você precisa já ter uma lista (e-mails, chatbot, remarkeitng)
  3. De preferência já ter uma audiência definida
  4. Os leads entram ao mesmo tempo, seguindo todos a mesma trajetória
  5. Preço do Produto é de R$ 1.000,00 ou mais, vá de lançamento
  6. Gera um pico de vendas, num curto espaço de tempo (7 dias)
  7. Tem potencial de gerar grandes volumes de faturamento
  8. Permite montar turmas de alunos e programar um acompanhamento
  9. Você só tem um tiro, e não pode errar! Capriche no planejamento, não improvise!
  10. Um lançamento é uma experiência emocionante que gera muito engajamento
  11. Um lançamento gera muita autoridade para o autor
  12. Atua de forma muito forte com os gatilho de Senso de Urgência e Escassez

Regra básica de preço para escolher entre Funil Perpétuo ou Fórmula de Lançamentos

Até R$ 1.000,00 vá de Funil Perpétuo

De forma geral, produtos até R$ 500,00 o melhor caminho é um funil perpétuo, com toda a certeza.

Entre 500 e 1000 você pode pensar também num funil, mas sabendo que terá que ter um funil mais bem estruturado para gerar conversão, em especial utilizando muito bem os gatilhos de senso de urgência e escassez.

 

Acima de R$ 1.000,00 vá de Fórmula de Lançamento

Para produtos a partir de R$ 1.000,00 você pode considerar um lançamento no formato de 3 videos + Video de Vendas, como a Fórmula de Lançamentos, como uma opção melhor para seu produto.

E para que você tenha ainda mais clareza e certeza quanto a essa escolha, é importante levar em consideração o impacto que essa escolha tem no fluxo de caixa do seu negócio online.

Funis Perpétuos geram vendas praticamente todos os dias

Através de uma estratégia de funil perpétuo, que você consegue gerar um fluxo constante de tráfego, você tem a chance de ter um fluxo de vendas praticamente constante, gerando vendas todos os dias.

Tenha Previsibilidade e Regularidade no faturamento

Isso tem um impacto muito benéfico e saudável ao seu negócio online, porque te dá previsibilidade e regularidade no faturamento da sua empresa.

Por outro lado também demanda interações de suporte de compra a alunos todos os dias, o que naturalmente faz parte do negócio.

Vários cartuchos para testar até achar o tiro perfeito!

Funis Perpétuos podem e devem ser otimizados para aumentar as conversões, uma vez que o processo é contínuo, te dá a chance de analisar as métricas e fazer ajustes no decorrer do processo.

Ao mesmo tempo que um funil perpétuo e um processo dinâmico, que tem todos os dias leads entrando no funil, passando por todo o processo até chegar na fase da oferta.

Você tem a chance de analisar as métricas do funil em praticamente tempo real, promover testes AB de páginas, de vídeo de vendas, para que você possa fazer os ajustes em tempo real no funil, convertendo em mais leads, mais vendas e naturalmente baixando ao máximo os custos, principalmente se estiver trabalhando com tráfego pago.

Isso te dá a chance de fazer muitos testes, analisar as métricas, entender o que exatamente funciona para depois então escalar os resultados de venda.

E como se num funil você tivesse vários cartuchos para testar, até encontrar aquele que é o tiro perfeito.

Abuse nas Otimizações para o Máximo ROI

Sendo um funil perpétuo um processo contínuo, e você investindo em testes e otimizações, naturalmente o objetivo principal é aumentar as conversões em cada etapa do funil, para obter o máximo ROI (Return On Investiment).

Assim como um investidor do mercado financeiro naturalmente quer a melhor rentabilidade para os seus investimentos, você como empresário que investe em tráfego pago, fazendo anúncios para promover a sua oferta, deseja obter a máxima conversão de vendas, não é mesmo?

Isso garantirá a lucratividade e a saúde do seu negócio online.

Por isso, sempre faça testes, fique de olho nas métricas, conversões e ROI do seu negócio online.

Num Lançamento você tem apenas um tiro e não pode errar

Já num lançamento é exatamente o oposto de um funil…. você vai gerar antecipadamente uma lista de leads, seja de emails, de chatbot ou remarketing, para poder iniciar o lançamento.

No lançamento você tem datas pré definidas, de pré-lançamento, de lançamento (abertura e fechamento do carrinho de vendas), o que te dá a chance de gerar uma forte escassez e senso de urgência.

Dessa forma você tem apenas um tiro, e não pode errar, porque não terá a chance de fazer ajustes como num funil.

As pessoas entrarão simultaneamente praticamente ao mesmo tempo no lançamento, e o processo irá discorrer conforme as data pré-estabelecidas.

Você até tem uma certa flexibilidade para alterar alguma coisa no decorrer do percurso, como inserir um webinário, ou fazer alguma correção de algo que porventura tenha saído errado, mas não poderá refazer o que já foi feito.

Lance com pelo menos 60 dias de antecedência e capriche no planejamento!

Se você tem apenas um tiro e não pode errar, então precisa planejar muito bem suas ações.

De forma geral tudo que se faz em marketing digital, o planejamento é crucial, porque vai impactar diretamente nos seus resultados finais de venda.

Num lançamento o planejamento torna-se ainda mais importante, porque você não tem a chance de refazer o que já foi feito, uma vez que os leads entram no lançamento simultaneamente e não em sequência como num funil.

Faça pesquisas, mapeie muito bem sua persona/avatar, tenha uma comunicação impecável com seu público (leads), e abuse dos gatilhos para impactar sua audiência.

Num lançamento sua adrenalina vai nas alturas!

Um lançamento é um processo muito emocionante que com certeza dispara a sua adrenalina diversas vezes no decorrer do processo, principalmente na abertura do carrinho. Se você gosta de emoções fortes, então com certeza o formato de lançamento é para você.

Lançamentos tem Alto Pico de Vendas

Se num funil você tem regularidade, num lançamento é exatamente ao contrario, você tem uma explosão de vendas.

Naturalmente essa explosão de vendas e diretamente proporcional a quantidade de leads, de pessoas que estão acompanhando o seu lançamento, assistindo aos vídeos, interagindo até chagar na oferta.

Sendo assim, você precisa ter uma lista de um tamanho significativo, para que todo trabalho do lançamento valha a pena.

Com 5.000 leads você já consegue fazer um lançamento bacana, sendo que com 10.000 tenderá a ter o dobro do resultado, e assim proporcionalmente.

Naturalmente 5.000 leads não é uma regra, tudo depende de quanto sua lista está aquecida. Uma lista aquecida, com um forte engajamento com o autor tende a converter muito mais do que uma lista morna.

Você deve executar lançamentos em ciclos

Se um funil roda o tempo todo, de forma dinâmica, um lançamento roda em ciclos, de tempos em tempos.

O normal é que se faça 2 a 3 lançamentos por ano, de forma programada, porque cada lançamento exige programação prévia.

Essa programação te traz benefícios, entre eles:
Você pode montar turmas, ou seja, alunos que iniciam ao mesmo tempo. Dessa forma você poderá dar uma atenção e/ou acompanhamento mais direcionado a essa turma.

Durante os intervalos dos ciclos de lançamento você poderá programar o seu tempo com outras atividades, como viajar por exemplo.

Conclusão

Aqui foi uma breve pincelada sobre funis e lançamentos, naturalmente o tema é extenso e repleto de detalhes, o que você deve ter em mente na hora de escolher se Funil ou Lançamento, é basicamente o preço do seu produto que pretende vender.

As duas estratégias de marketing digital são poderosas, quando feito um bom planejamento e bem executados.

Cada uma delas tem suas particularidades, e você agora vai saber como escolher a melhor para o seu projeto.

E para finalizar, queria muito saber a tua opinião sobre esse tema, esse conteúdo fez sentido para você?

Escreve ai nos comentários, o que você achou e se tem algo a acrescentar.

Grande Abraço.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe por Whatsapp
Compartilhe por E-mail
André Santos

André Santos

Fundador da Vender Mais Online, empreendedor com 15 anos dedicados a vendas online e desde 2014 venho me dedicando aos Produtos Digitais, como Coprodutor, Consultor e Mentor.

mais artigos

COPRODUÇÃO BLACK

Digite seus dados para  prosseguir

COPRODUÇÃO PLATINUM

Digite seus dados para  prosseguir

Preencha o Formulário abaixo para
RECEBER UMA PROPOSTA