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Glossário de Marketing Digital

Conhecer os temos de Marketing Digital é fundamental para conseguir entender e planejar estratégias, sejam elas de Geração de Leads, Engajamento, Conversão ou de Vendas.

Você precisa estar familiarizado com os termos, para não deixar passa nada.

Abaixo apresentamos uma lista de termos, separado por categorias, para facilitar o entendimento.

[última atualização 28/05/2020]

Marketing e Conteúdo

AIDA

É uma sigla que abrevia as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
A AIDA é basicamente um modelo baseado no comportamento humano que descreve uma lista comum de eventos que talvez ocorra quando um consumidor se engaja em algo.
O objetivo aqui é geralmente aumentar a taxa de conversão através da análise das ações do usuário.

Analytics

Toda a informação gerada pela coleta dos dados e estatísticas das plataformas em que você está presente e dos materiais e e-mail do que você oferece no ambiente digital.

API

Application Programming Interface. São os padrões de programação utilizados para a integração de softwares. Estes padrões permitem que aplicações extraiam informações para uso ou análise.

Autoridade de página

A importância de uma página com relação ao algoritmo do Google. A quantidade de vezes que uma página é linkada por outras páginas na internet é um dos fatores mais importantes no aumento da autoridade de página.

Autoridade do site (domínio)

Aqui, a quantidade de links externos apontando para seu domínio ajuda a rankear bem seu site nos motores de busca, como o Google.

Autorresponder (resposta automática)

Quando você tem o autorresponder configurado em seu e-mail ou rede social, cada pessoa que entra em contato via mensagem ou se cadastra para receber e-mails recebe mensagens de forma automatizada.

CRM

Sigla para Customer Relationship Management ou Gerenciamento de relacionamento com clientes, em português. Em sua essência esse termo se refere a uma abordagem que tem foco no cliente.
Porém, ele é geralmente associado a softwares que ajudam a organizar e a gerenciar informações e atividades de uma base de contatos. Alguns exemplos são o Agendor, Pipedrive e o Close.io.

B2B

Business to Business, ou empresa para empresa. Representa empresas que oferecem produtos e serviços para outras empresas.

B2C

Business to Consumer, ou empresa para consumidor. Representa empresas que oferecem seus produtos e serviços para os consumidores finais.

Banner

São anúncios no formato de imagem e apresentados em portais, sites e blogs. As empresas que desejam anunciar pagam para poderem utilizar o espaço disponibilizado pelos sites. Também são feitos banners internos nos sites para levar os visitantes para páginas específicas.

BANT

Budget, Authority, Need, Timeline. Representa os quatro critérios dos representantes de venda para qualificar seus potenciais clientes. São eles: o quanto seu cliente pode gastar (budget), a autoridade (authority) que ele possui, a necessidade (need) que ele tem do produto e o tempo (timeline) que ele tem para adquirir o produto ou serviço.

Black hat

São práticas de SEO que, apesar de ajudar no posicionamento de sites nos motores de busca, são consideradas antiéticas.

CRO

Sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão). Como o próprio nome diz, estratégias de CRO visam maximizar a taxa de conversão em itens desejados dentro do site de uma empresa.

CTA

Call to Action ou “chamada para ação”, são frases (que podem estar no formato de links e botões) que instigam o usuário a realizar algum tipo de ação ou tomada de decisão.
E, na maioria das vezes, são utilizados verbos no imperativo para que isso ocorra. Os exemplos mais comuns são: leia este texto, entenda mais sobre esse assunto clicando aqui, aproveite a oferta e compre agora, etc.

Funil de Conteúdo

Aqui nós temos uma representação em funil mostrando os diferentes estágios em que os potenciais clientes (ou leads) estão no processo de educação.

ToFu

Sigla para Topo de Funil (Top of Funnel) e que se refere aos materiais e ou textos mais gerais, introdutórios sobre um determinado assunto.
Possuem como objetivo dar uma visão geral sobre um determinado problema ou solução.

MoFu

Sigla para Meio de Funil (Middle of Funnel).
Os materiais de meio de funil têm um caráter um pouco mais técnico e visam explicar como um determinado problema pode ser resolvido, além de já começar a direcionar o cliente para a sua solução.

BoFu

Sigla para Fundo de Funil (bottom of Funnel) e que se refere à parte final. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente exatamente o porquê de comprar a sua solução.
Na medida que um possível cliente começa a consumir material de um nível ou de outro dentro do funil, dizemos que ele está sendo educado – no ToFu estão as pessoas menos educadas e, no BoFu, estão as pessoas mais educadas, ou seja, prontas para a compra.

Landing Page

Em português, significa página de aterrizagem. Aqui nós temos a porta de entrada de um site, ou seu domínio “raiz”.
Como geralmente um dos objetivos de quem trabalha com marketing digital é o de gerar leads, a landing page tenderá a ser otimizada para que pessoas com interesse no conteúdo do seu site deixem o contado por ali.
Isso pode ser feito através da criação de um pequeno formulário ou simplesmente criando-se um espaço para que ela cadastre o seu email.

Lead

Essa é exatamente a pessoa que acabamos de mencionar aqui em cima.
Ela deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse no que a sua empresa tem a oferecer, caracterizando-o, a princípio, como um potencial cliente.

Keyword

É a palavra chave que serve para resumir o tema principal abordado em um texto. No geral, temos short keywords (palavras-chave curtas) e long tail keywords (palavras-chave longas).
Dependendo da estratégia de SEO escolhida (falaremos um pouco mais sobre esse termo já, já… não se preocupe!),  uma ou outra será utilizada em cada texto.
É ainda baseado no uso dessas palavras dentro do seu site de forma geral que o google e outros navegadores rankeam a sua página com relação às demais páginas na web que possuem o mesmo termo.

Taxa de conversão

Bom, é a taxa de conversão que você obtém em uma determinada ação. Então, por exemplo, se você quer 35 pessoas convertam na sua newsletter a cada 100 pessoas atingidas, você está olhando para uma taxa de 35% conversão.
Bem direto, certo?

Métricas e Conversão

Conversão

Representa a ação ideal que a empresa deseja que o visitante do site realize. Ações diferentes podem ser consideradas conversões, de acordo com o objetivo da empresa.

Conversion Rate Optimization (CRO)

Otimização da taxa de conversão. São estratégias desenvolvidas para aumentar o percentual de visitantes que realizam conversões em um site.

Custo por Clique (CPC)

Representa o custo de cada clique recebido em relação ao valor gasto em um anúncio.

Custo por Aquisição (CPA)

Valor que representa o custo de cada conversão em relação ao valor gasto na veiculação de um anúncio.

CAC

O custo de Aquisição de Cliente é uma métrica que avalia quanto a sua empresa gasta para adquirir um novo cliente.
Se você possui tanto um processo de inbound quanto de outbound, esses números podem variar bastante entre eles.
Entendeu o porquê? Se você está com dificuldades, sugiro que dê uma relida na parte onde falamos de outbound e inbound marketing.
Por fim, essa métrica ajuda e muito no planejamento de ações futuras da equipe de marketing.

CTR

É a sigla para Click through Rate ou Taxa de Cliques, é o número de cliques dividido pelo número de visualizações de um anúncio exibido.
Bem parecida com a Taxa de conversão, quanto maior o seu CTR, melhor!

Formulário de conversão

Questionário solicitando informações que o visitante deve oferecer em troca de conteúdo, materiais ou ofertas de sua marca.

KPI

Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance, são indicadores definidos com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das ações que estão sendo tomadas para alcançar um objetivo determinado.

MRR

Monthly Recurring Revenue ou Receita Recorrente Mensal. Nesse caso em específico, é basicamente o valor que a sua empresa recebe mensalmente de um cliente.

Landing Page

Página de chegada. No marketing, landing pages são páginas criadas com o objetivo específico de conversão. As mais comuns são as que possuem formulários para conversão de visitantes em leads.

LTV

Lifetime Value of Customer ou o Valor do Tempo de Vida de um Cliente. Esse é um pouco mais complicado, mas a fórmula geral é a seguinte:
LTV= (MRR médio por conta x Tempo de vida do cliente)/Taxa de evasão de clientes

ROI

Return on Investment ou Retorno sobre Investimento, em português. É a razão entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido em seus esforços de marketing.
Portanto, um ROI acima de 1 significa que você está ganhando dinheiro, enquanto um ROI menor que 1 significa que você está perdendo dinheiro.

Taxa de conversão

Percentual de visitantes que são convertidos em relação ao total de visitas recebidas..

Taxa de abertura

Percentual de e-mails abertos por clientes em relação ao total de e-mails enviados.

Taxa de entrega

Percentual das mensagens enviadas que efetivamente chegam aos destinatários. Comumente utilizada com e-mails marketing.

Web Analytics

É o processo de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação com o objetivo de entender as ações do usuários e otimizar o uso dos sites e páginas na Internet.

Blog e site

Adwords

Ou Google Adwords, é o serviço de publicidade da Google. É pelo Adwords que os sites fazem anúncios pagos para aparecerem no topo das páginas de resultados do Google e, assim, conseguir mais visitantes.

API

Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, em português.
API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro, permitindo que algumas funcionalidades sejam integradas.

Autoridade de página (PA)

É autoridade ou importância que uma página possui dentro do algoritmo do Google.
Para que a sua página cresça em autoridade, muitos fatores são levados em consideração, mas o principal deles é a quantidade de vezes que a sua página é linkada por outras páginas (de autoridade).

Autoridade do domínio (DA)

Aqui o conjunto ajuda a fazer o todo. Assim como a autoridade de página, a quantidade de links externos que apontam para o seu site são o principal responsável por fazer a sua página ter um bom rank.

Blog

Página web em que são publicados artigos e outros conteúdos regularmente com o objetivo de criar uma base de visitantes interessados. É uma forma para empresas se aproximarem de seus clientes e mantê-los engajados.

Tráfego orgânico

É o tráfego advindo da busca de uma palavra-chave nos mecanismos de busca, onde o seu site acaba sendo encontrado e clicado.
Vale lembrar que  o que caracteriza o tráfego orgânico é a sua natureza gratuita. Portanto, quanto melhor rankeado nos mecanismos de busca a sua página estiver, mais tráfego orgânico ela irá gerar.

Link Building

Ou construção de links, é o trabalho de conseguir links para a sua página ou site.
É muito importante que seja feito com naturalidade e o meio mais fácil e correto de se fazer isso é através da construção de conteúdo de qualidade e relevância.

Links internos

Links para páginas diferentes de um mesmo site.

Links externos

Links para páginas em outros sites.

Meta description

Meta descrição. Breve descrição de uma página. Ela aparece nas páginas de resultados de buscas, ajudando a atrair visitantes para o site. Apesar disso, ela não influencia no posicionamento na lista de resultados.

SERP

Search Engine Results Page, ou Página de Resultados em português, é o termo técnico utilizado para falar das páginas que exibem os resultados em uma ferramenta de busca.

Teste A/B

É um teste onde se avalia duas versões diferentes de uma página, para entender qual delas possui uma melhor aceitação do público e outros fatores de interesse.
Um exemplo de teste A/B poderia ser trocar a ordem dos itens listados no menu de navegação do site e analisar como isso afeta a usabilidade do usuário.

White Paper

É um artigo mais encorpado, classificado como um material rico, onde um problema e a sua solução são abordados.
No marketing de conteúdo, whitepapers são criados com o intuito específico de educar os potenciais clientes sobre um assunto de interesse.

Estratégias de Marketing e Vendas

Cold Call

Ou traduzido para o português, ligação fria, é a ligação feita para um potencial cliente com o qual você nunca teve um contato prévio.
Além disso, como cold calling é uma expressão muito utilizada na área de vendas, ela está geralmente associada a um contato que envolve interesse comercial, ou seja, alguém querendo vender algo para um outro alguém.

Cold Mail

Similar ao cold calling, cold mailing é a tentativa de iniciar a conversa com alguém via email sem anteriormente ter tido algum tipo de contato com essa pessoa (que, nessa fase, é bem provável que seja um lead).
Uma das dificuldades desse processo é conseguir contatar a pessoa certa, além de alinhar o discurso à mesma.

Inbound Marketing / Marketing de Conteúdo

Estratégia de marketing focada em atrair o interesse de clientes em potencial produzindo e oferecendo conteúdos relevantes e diferentes de acordo com estágio em que o público se encontra no funil de vendas. Direciona os clientes para o momento da venda de forma orgânica e não intrusiva. Construindo um verdadeiro relacionamento com os clientes.

Nutrição de Leads

Estratégia de automação de marketing[Automação de marketing] em que são enviados diferentes e-mails em sequência a partir de gatilhos específicos , visando a conversão.

Outbound Marketing

Marketing tradicional, onde a publicidade atinge os consumidores, ao invés de atraí-los. Os comerciais de televisão são exemplos outbound.

Remarketing (ou retargeting)

Fazer remarketing é exibir anúncios específicos a uma pessoa após ela visitar seu site. Quando ela visita seu site de sapatos, por exemplo, ela passa a receber anúncios de suas ofertas em sapatos ao visitar sites da rede de display do Google, caso você tenha realizado as configurações apropriadas no Google Adwords.

Segmentação de Leads

A segmentação da base de leads considera os dados coletados para oferecer os conteúdos mais apropriados para fazer com que os leads se tornem clientes.

SEM

Search Engine Marketing. Conjunto de estratégias com o objetivo de promover sites em diferentes SERP. As estratégias SEM combinam SEO e links patrocinados.

SEO

Search Engine Optimization. Otimização para ferramentas de busca. Representa o conjunto de métodos, estudos e técnicas aplicadas para melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de busca.

Webinar / Webinário

É uma palestra online, realizada através de uma sala online de transmissão, similar a uma live. O ambiente de Webinário é totalmente controlado, os usuário precisam se cadastrar para participar.
O ambiente consegue ter uma inteligência detalhada dos participantes da sala baseado em comportamento.
Webinários são muito voltados para vendas, com opção de fazer Ofertas. No ponto alto do webinário, o apresentador faz a oferta e dispara o botão comprar na sala do webinário, e as vendas acontecem.

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André Santos

André Santos

Fundador da Vender Mais Online, empreendedor com 15 anos dedicados a vendas online e desde 2014 venho me dedicando aos Produtos Digitais, como Coprodutor, Consultor e Mentor.

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